quarta-feira, 30 de maio de 2018

Fittipaldi News Edição 8 / Ano I / 30/5/18

No último dia 25 de Maio nossos jovens participaram de um projeto maravilhoso desenvolvido na hora do almoço. Foi uma ação onde os estudantes deveriam escrever cartas destinadas a colegas, professores ou  funcionários  motivando-os, com o intuito de ajudar, apoiar, se desculpar ou até mesmo uma declaração de amizade ou amor. Depois de escrever a carta, o aluno poderia estourar uma bexiga (premiada ou não). Neste dia, nosso pátio ficou repleto de alunos e funcionários ganhando flores, beijos, abraços, prêmios, e o melhor, a competência escritora sendo trabalhada de forma divertida. As cartas foram entregues aos seus  destinatários  posteriormente e  a mentora  dessa  ação,  professora Vânia Piva, denominou-o “Corrente do Bem”.


(ACIMA) Estudantes do Clube da Horta, felizes após colherem salsinha, alface e cebolinha. É o plantio de hortaliças para uso na merenda!

Passatempo

Fittipaldi News é um oferecimento do Clube do Jornal 2018.
Presidente: Daniely Rosa.
Vice Presidente: Mayara Silva.
Assistente/ Repórter: Letícia Venceslau de Souza.
Repórteres: Yonara de Lima, Geovana de Moura, Maria Fernanda, Gabrielly dos Santos,  Emilly Cordeiro,  Maria Eduarda Garcia,    Heloisa de Campos, Flavia Cardozo, Lara Queiroz, Rafaela Toledo,  Mariana Parron, Mikaeli Nunes, Adrianny Silva, Andressa de Souza, Luana Souza, Emanuelly Soares, Isabelly da Silva Ferreira.
Madrinha do Clube do Jornal: Professora Vivian Silva Novo.
Agradecimentos aos alunos, gestores, professores e funcionários.






sábado, 26 de maio de 2018

IDADE MÉDIA

A história de forma clássica é dividida em 5 partes: Pré-história, a Idade Antiga, a Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea.
Em outras postagens deste blogue, já reconhecemos os dois primeiros da história moderna  (Pré-História e Idade Antiga - Anguidade) e assim sendo veremos a Idade Média que é o período compreendido entre a deposição do último soberano do Império Romano do Ocidente, Rômulo Augústulo (476, século V), até a conquista da cidade de Constantinopla, pelos turcos (1453, século XV), pondo fim ao Império Bizantino.
Esse período, pelas inúmeras invasões territoriais, frequentes guerras e ampla intervenção da Igreja ficou conhecido pelos renascentistas, no século XVI, como a “Idade das Trevas”, mas com os novos estudos do século XX, a Idade Média foi reconhecida como um período de descobertas que transformaram nosso meio. Além de ser a origem de nossa miscigenação (através da mescla de valores da sociedade antiga com os povos germânicos), segundo Jacques Le Goff (em seu livro “Para um novo conceito de Idade Média”. Lisboa: editorial Estampa, 1980, p. 12.), foi na Idade Média que surgiu a sociedade moderna, que criou “a cidade, a nação, o Estado, a universidade, o moinho, a máquina, a hora e o relógio, o livro, o garfo, o vestuário, a pessoa, a consciência e, finalmente, a revolução”.

Saiba mais em: <https://brasilescola.uol.com.br/historiag/conceito-idade-media.htm>

sexta-feira, 25 de maio de 2018

A leitura desassossegada e eu - Concurso "Portugal e Eu"


Gentileza gera Gentileza

Solidariedade se faz na escola também.
Pequenos gestos podem mudar o mundo, foi que aconteceu hoje na PEI através do Projeto "Corrente do Bem" da Profª Vania com auxilio de funcionários e alunos da unidade escolar.

Ao desenvolver uma carta esquecemos as diferenças, despertamos a consciência solidária e estimulamos a comunicação de nossos protagonistas pelo uso da escrita...










terça-feira, 8 de maio de 2018

Destaques do 1º Bimestre


Projeto Tarsila: Painel confeccionado por alunos voluntários de todas as séries e auxilio do corpo docente foi organizado pela PSL Vania Piva. O Projeto é a releitura da obra prima de Tarsila do Amaral: "Operários", 150 x 230 cm, óleo sobre tinta (1933).
Assim homenageamos nossos principais protagonistas e nossa cultura nacional através de um grande nome da pintura contemporânea brasileira.

terça-feira, 1 de maio de 2018

1º de Maio - Dia do Trabalhador

A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (E.U.A.). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos E.U.A. uma grande greve geral dos trabalhadores.

Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.

Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Internacional dos Trabalhadores, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

No Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em 26 de setembro de 1924 que esta data se tornou oficial, após a criação do decreto nº 4.859 do então presidente Arthur da Silva Bernardes. Neste decreto, Arthur Bernardes estabeleceu a data como feriado nacional, que deveria ser destinado à comemoração dos mártires do trabalho e confraternização das classes operárias.

Porém, nas décadas de 1930 e 1940, o presidente Getúlio Vargas passou a utilizar a data para divulgar a criação de leis e benefícios trabalhistas. O caráter de protesto da data foi deixado de lado, passando assumir um viés comemorativo. Vargas passou a chamar a data de "Dia do Trabalhador".

Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:

- Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer).

- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

Saiba Mais:
SUA PESQUISA. História do Dia do Trabalho. Acesso em: 01 maio 2018 Disponivel em: <https://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_do_trabalho.htm>